Logo Folha de Pernambuco

Iêmen

ONU encerra com sucesso a transferência de petróleo de navio encalhado no Iêmen

Um derramamento de petróleo teria causado estragos na flora e fauna de Iêmen, nas vilas de servidores e nos principais portos iemenitas

Bandeira do IémenBandeira do Iémen - Foto: Reprodução

A ONU anunciou, nesta sexta-feira (11), ter concluído a transferência de uma quantidade de petróleo equivalente a mais de um milhão de barris de um navio encalhado perto da costa do Iêmen e que representava um perigo ambiental.

Em um comunicado, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, comemorou "as notícias de que a transferência de um navio para outro terminou nesta sexta-feira (11), evitando assim uma monumental catástrofe humanitária e ambiental".

No final de julho, teve início a transferência de petróleo da embarcação "FSO Safer", um navio que, desde a década de 1980, estava atracado em frente ao porto estratégico de Hodeida (oeste). Sua manutenção foi interrompida em 2015, devido ao conflito no Iêmen.

A conclusão desta tarefa "acaba com a ameaça iminente e imediata" representada por este petroleiro, "que poderia se romper, ou explodir no Mar Vermelho", afirmou o diretor do Programa para Desenvolvimento da ONU, Achim Steiner.

Um derramamento de petróleo teria causado estragos na flora e fauna de Iêmen, nas vilas de servidores e nos principais portos iemenitas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter