Logo Folha de Pernambuco

Talibã

ONU estabelece relação formal com Afeganistão

A votação foi de 14 votos a favor, com uma abstenção da Rússia

Após a votação, a embaixadora norueguesa nas Nações Unidas, Mona Juul, saudou a resolução, "crucial" para "responder à crise humanitária e econômica imediata"Após a votação, a embaixadora norueguesa nas Nações Unidas, Mona Juul, saudou a resolução, "crucial" para "responder à crise humanitária e econômica imediata" - Foto: Divulgação / Nações Unidas / Mark Garten

O Conselho de Segurança da ONU votou nesta última quinta-feira (15) para estabelecer laços formais com o Afeganistão, controlado pelo Talibã, que ainda não conquistou amplo reconhecimento internacional. 

O Conselho aprovou uma resolução que não usa a palavra "Talibã" e define o novo mandato de um ano da missão política da ONU no Afeganistão, que disse ser "crucial" para a paz no país. 

A votação foi de 14 votos a favor, com uma abstenção da Rússia.

O texto aborda linhas de cooperação em várias frentes, como humanitária, política e direitos humanos, incluindo mulheres, crianças e jornalistas. 

Após a votação, a embaixadora norueguesa nas Nações Unidas, Mona Juul, saudou a resolução, "crucial" para "responder à crise humanitária e econômica imediata". 

"O Conselho envia uma mensagem clara com este novo mandato: a Unama tem um papel fundamental a desempenhar na promoção da paz e da estabilidade no Afeganistão e no apoio ao povo afegão, que enfrenta desafios e incertezas sem precedentes", acrescentou Juul, cujo país redigiu o texto.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter