Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

ONU estende missão de verificação de paz na Colômbia por mais um ano

Novo prazo é de 31 de outubro de 2023

Antonio Guterres, secretário-geral da ONUAntonio Guterres, secretário-geral da ONU - Foto: Nhac Nguyen/AFP

O Conselho de Segurança da ONU decidiu por unanimidade, nesta quinta-feira (27), estender a missão de verificar o cumprimento do acordo de paz na Colômbia por mais um ano, até o final de outubro de 2023.

A missão de verificação das Nações Unidas está encarregada de supervisionar o cumprimento dos compromissos políticos, econômicos e sociais do acordo de paz assinado em 2016 entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) para a integração de ex-guerrilheiros à vida civil.

Promovida pelo Reino Unido e pelo México, a resolução aprovada hoje aprova a missão até 31 de outubro de 2023. Também contém alguns novos recursos em relação à resolução do ano passado.

Entre eles, solicita ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que, no prazo de 45 dias a partir da aprovação da resolução, apresente recomendações ao Conselho de Segurança sobre a possível prorrogação do mandato da missão, em resposta ao pedido feita pela Colômbia há dez dias.

As recomendações devem descrever como a tarefa adicional será realizada e destacar quaisquer implicações potenciais para a configuração da missão.

O texto expressa a intenção do Conselho de considerar rapidamente essas recomendações, embora não especifique datas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter