Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

ONU: fenômeno meteorológico El Niño persistirá até abril de 2024

Há 90% de probabilidade de que esse fenômeno cíclico do Pacífico persista

Fenômeno El NinoFenômeno El Nino - Foto: Reprodução/MetSul

Em geral associado a um aumento das temperaturas mundiais, o fenômeno meteorológico El Niño vai durar até abril de 2024, afirmou a ONU, anunciando um aumento das temperaturas em 2024.

De acordo com o boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicado na terça-feira (7), há 90% de probabilidade de que esse fenômeno cíclico do Pacífico persista até abril de 2024. Também é muito provável que, "no auge, chegue a valores correspondentes a um episódio intenso".

Em setembro, "a temperatura da superfície do mar na zona centro-leste do Pacífico equatorial apresentou magnitudes moderadas", relatou a organização, observando que "as temperaturas sob a superfície do leste do Pacífico equatorial" foram "muito superiores à média".

Segundo a organização, nos últimos quatro meses, "foram registrados aumentos constantes da temperatura da superfície do mar", e são esperados "novos aumentos [embora mais fracos] dessas temperaturas nos próximos meses, em função da intensidade e da natureza das retroações atmosférico-oceânicas".

Conforme os especialistas, "partindo dos padrões observados em episódios anteriores e das atuais previsões de longo prazo, prevê-se que o episódio perca força, gradualmente, durante a próxima primavera no hemisfério norte". Além disso, a probabilidade de um efeito de esfriamento de um episódio de La Niña é quase inexistente.

"O ano que vem pode ser ainda mais quente. As crescentes concentrações de gases de efeito de estufa fruto da atividade humana que capturam o calor na atmosfera contribuem de forma clara e inequívoca para esse aumento das temperaturas", declarou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, citado no comunicado.

"Os fenômenos extremos, como as ondas de calor, as secas, os incêndios florestais, as chuvas intensas e as inundações vão-se intensificar em algumas regiões, e isso terá consequências importantes", acrescentou.

Veja também

Terremoto de magnitude 7,3 provoca alerta de tsunami em arquipélago na Oceania
MUNDO

Terremoto de magnitude 7,3 provoca alerta de tsunami em arquipélago na Oceania

Casa Branca desmente acusações de Trump de que esconde informações sobre drones
EUA

Casa Branca desmente acusações de Trump de que esconde informações sobre drones

Newsletter