Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NA UCRÂNIA

ONU: mais de cinco milhões de ucranianos fugiram da guerra

É o fluxo de refugiados mais acelerado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial

Refugiados da Ucrânia embarcando em direção à Hungria Refugiados da Ucrânia embarcando em direção à Hungria  - Foto: Attila Kisbenedek / AFP

Mais de cinco milhões de ucranianos fugiram de seu país após a invasão russa - informa a ONU em balanço divulgado nesta quarta-feira (20), o que configura o fluxo de refugiados mais acelerado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. 

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 5.034.439 ucranianos deixaram o país desde que a Rússia iniciou sua invasão em 24 de fevereiro.

Leia também

• Ucrânia anuncia acordo para retirada de civis de Mariupol

• Ucrânia recebeu caças para fortalecer força aérea, diz Pentágono

• Cerca de 20 mil mercenários estão lutando na Ucrânia, diz funcionário europeu

As mulheres e as crianças representam 90% dos refugiados. Os homens com idades entre 18 e 60 anos podem ser convocados para os combates e não têm permissão para deixar o país.

De acordo com o Acnur, 645 mil ucranianos fugiram do país em fevereiro, quase 3,4 milhões e março e cerca de um milhão desde o início de abril. 

Do total, 2,8 milhões de refugiados ucranianos fugiram para a Polônia e mais de 725 mil para a Romênia. 

Antes da invasão, a Ucrânia tinha 37 milhões de habitantes nos territórios controlados por Kiev, o que não inclui a Crimeia (sul) anexada em 2014 pela Rússia, nem as áreas do leste sob controle dos separatistas pró-Moscou desde o mesmo ano.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou que mais de 218 mil não ucranianos, principalmente estudantes e trabalhadores estrangeiros, também fugiram para os países vizinhos, o que significa que mais de 5,25 milhões de pessoas abandonaram a Ucrânia desde o início da guerra.

Além dos refugiados, a OIM calcula que há 7,1 milhões de deslocados internos na Ucrânia. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter