ONU pede ajuda de emergência para 250 mil pessoas na Líbia
A tempestade Daniel trouxe chuvas torrenciais que romperam duas barragens perto da cidade de Derna, no leste da Líbia, que foi varrida por uma inundação devastadora
A ONU lançou um apelo para angariar US$ 71,4 milhões em ajuda de emergência, para cerca de 250 mil pessoas afetadas pelas inundações catastróficas na Líbia, que deixaram milhares de mortos.
Os parceiros humanitários pedem os recursos “para responder às necessidades mais urgentes de 250 mil pessoas, das 884 mil pessoas estimadas em necessidade, durante os próximos três meses”, afirmou o Gabinete de Coordenação Humanitária dos Estados Unidos, em comunicado.
“Esse apelo poderá ser atualizado quando informações adicionais estiverem disponíveis”, afirma a agência da ONU responsável pela resposta às emergências humanitárias.
Na quarta-feira, o chefe da agência, Martin Griffiths, disse que já tinham desbloqueado US$ 10 milhões para as vítimas na Líbia.
Leia também
• Governo da Líbia teme "epidemia" em razão dos cadáveres após enchente
• Líbia pede sacos para corpos para evitar doenças e ONU diz que algumas mortes poderiam ser evitadas
• Líbia recebe ajuda internacional após inundações que deixaram milhares de mortos
A tempestade Daniel trouxe chuvas torrenciais que romperam duas barragens perto da cidade de Derna, no leste da Líbia, que foi varrida por uma inundação devastadora.
O acesso à zona danificada da cidade de 100 mil habitantes continua muito difícil devido à destruição de estradas e pontes e aos danos causados às redes elétricas e telefônicas.