Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

ONU pede às partes que "aceitem um cessar-fogo" no Líbano

O pedido aconteceu em um momento em que Israel ataca a periferia sul de Beirute

Fumaça sobe do local dos ataques aéreos israelenses que atingiram os subúrbios ao sul de Beirute Fumaça sobe do local dos ataques aéreos israelenses que atingiram os subúrbios ao sul de Beirute  - Foto: Ibrahim Amro / AFP

Um alto funcionário das Nações Unidas apelou, nesta segunda-feira (25), às partes em conflito no Líbano para "aceitarem um cessar-fogo", em um momento em que Israel ataca a periferia sul de Beirute, um reduto do Hezbollah.

"As operações militares israelenses continuaram ao longo da Linha Azul", a demarcação estabelecida pela ONU entre o Líbano e Israel, "assim como os disparos de foguetes do Hezbollah contra Israel", lamentou Muhannad Hadi perante o Conselho de Segurança, em nome do emissário da ONU para o Oriente Médio, Tor Wennesland.

"Saúdo os esforços destinados a alcançar o fim das hostilidades e peço às partes que aceitem um cessar-fogo baseado na plena implementação da resolução 1701" do Conselho de Segurança, acrescentou.

Essa resolução da ONU pôs fim à guerra anterior entre Israel e o Hezbollah, em 2006, e estipula que apenas o Exército libanês e as forças de manutenção da paz da ONU podem estar na fronteira sul do Líbano.

Mas o Hezbollah manteve presença nesta região e Israel tem promovido operações terrestres contra o movimento pró-Irã desde 30 de setembro.

Veja também

Governo colombiano anuncia "nova etapa" nos diálogos de paz com o ELN
guerrilha

Governo colombiano anuncia "nova etapa" nos diálogos de paz com o ELN

Promotor recomenda rejeição de processo contra Trump por suposta tentativa de interferir em eleição
Donald Trump

Promotor recomenda rejeição de processo contra Trump por suposta tentativa de interferir em eleição

Newsletter