Logo Folha de Pernambuco

América Central

ONU pede suspensão do estado de exceção em El Salvador

A cruzada contra as gangues, que controlavam 80% do território segundo o governo, conta com o apoio de nove em cada dez salvadorenhos, destacam as pesquisas

Prisão para 40 mil membros de gangue em El SalvadorPrisão para 40 mil membros de gangue em El Salvador - Foto: Reprodução/Twitter

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos pediu, nesta sexta-feira (2), que o estado de exceção em El Salvador seja suspenso e expressou preocupação com a reiterada prorrogação de uma medida que "elimina o direito a um julgamento justo".

"Reconhecemos o complexo desafio que El Salvador enfrenta para lidar com o crime", declarou Marta Hurtado, porta-voz da organização internacional, em coletiva de imprensa em Genebra, sede da organização.

"No entanto, enfraquecer o Estado de Direito e a integridade do sistema jurídico, derrogando o direito a um julgamento justo, não é a resposta", acrescentou.

El Salvador proclamou o estado de exceção em 27 de março de 2022 em resposta a uma onda de 87 assassinatos em poucos dias. Desde então, pelo menos 68 mil supostos membros de gangues foram detidos sem mandado de prisão, de acordo com a ONU.

A cruzada contra as gangues, que controlavam 80% do território segundo o governo, conta com o apoio de nove em cada dez salvadorenhos, destacam as pesquisas.

Mas tanto as organizações de direitos humanos quanto a Igreja Católica criticaram os métodos usados pelo presidente desse país da América Central, Nayib Bukele.

O Escritório do Alto Comissariado denunciou que, entre os detidos, há pelo menos 1.600 menores. Também citou o relatório de uma ONG que indica que pelo menos 153 detentos morreram na prisão desde a implementação do estado de emergência.

Veja também

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)
SAÚDE

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)

Newsletter