Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

ONU: população da Ucrânia diminuiu em 8 milhões de pessoas desde o início da invasão

Desde o início do conflito, 6,7 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia e a taxa de natalidade caiu para um filho por mulher

Carros e prédios danificados em meio à invasão russa da Ucrânia.Carros e prédios danificados em meio à invasão russa da Ucrânia. - Foto: Roman Pilipey / AFP

A população ucraniana diminuiu em oito milhões de pessoas desde a invasão russa em fevereiro de 2022, que provocou um êxodo e uma queda na taxa de natalidade, informou a ONU nesta terça-feira (22).

"Globalmente, constatamos que a população na Ucrânia diminuiu em quase 10 milhões de habitantes desde 2014 e em quase oito milhões desde o início da invasão em larga escala em 2022", declarou Florence Bauer, diretora regional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em uma nova enviada à imprensa.

O documento – que cita dados do governo e do UNFPA – afirma que a população da Ucrânia é de 35 milhões de habitantes este ano, contra 43 milhões em 2022 e 45 milhões em 2014, ano em que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia.

Bauer explicou que a redução é resultado de uma "combinação de fatores" e destacou que "mesmo antes da escalada da guerra", a Ucrânia enfrentava importantes desafios demográficos.

Antes da guerra, a Ucrânia tinha uma das menores taxas de natalidade da Europa e, como em outras áreas do leste da Europa e em outros países do mundo, a população foi envelhecendo, enquanto os jovens emigram em busca de novas oportunidades, destacou Bauer.

Mas desde o início do conflito, 6,7 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia e a taxa de natalidade caiu para um filho por mulher. Este é "um dos menores índices do mundo e está muito abaixo" do limite para renovar a população, que é de 2,1 crianças, acrescentou.

A diretora do UNFPA também lamentou que as mortes de "um número significativo" de pessoas no conflito.

Veja também

Insulina era vendida como Ozempic, aponta investigação da polícia do Rio
SAÚDE

Insulina era vendida como Ozempic, aponta investigação da polícia do Rio

Caso Anic: advogada diz que policiais encontraram jaqueta e peça íntima da vítima
CASO ANIC

Caso Anic: advogada diz que policiais encontraram jaqueta e peça íntima da vítima

Newsletter