Logo Folha de Pernambuco

Refugiados

ONU quer que UE acolha 42 mil refugiados afegãos nos próximos 5 anos

Cerca de 22 mil afegãos já foram retirados do país e recebidos em 24 Estados-membros da UE

ONUONU - Foto: POOL/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) solicitou aos países da União Europeia (UE) que recebam 42.500 refugiados afegãos nos próximos cinco anos, anunciou nesta quinta-feira (7) a comissária europeia de Assuntos Internos, a sueca Ylva Johansson. 

Johansson falou em um "fórum de alto nível sobre a proteção dos cidadãos afegãos em perigo", que reúne de maneira virtual a maioria dos Estados-membros da UE, o Acnur e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), após a tomada do poder no país asiático pelos talibãs. 

O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, o italiano Filippo Grandi, "considerou que, nos cinco próximos anos, cerca de 85.000 afegãos terão que ser reinstalados" a partir dos países vizinhos do Afeganistão, onde estão refugiados, para outros países, assinalou Johansson em uma coletiva de imprensa.

"E propõe que a União Europeia se encarregue da metade" desses refugiados, acrescentou a comissária europeia. Os países da UE, por sua vez, não anunciaram compromissos durante o fórum.  

"Penso que é [uma meta] realizável", opinou Johansson, ao acrescentar que "alguns Estados-membros não podem tomar essa decisão agora, pois estão em plena formação de governo", que é o caso da Alemanha. 

Cerca de 22 mil afegãos já foram retirados do país e recebidos em 24 Estados-membros da UE, ressaltou a comissária europeia de Assuntos Internos.

Veja também

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Newsletter