Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

ONU vê 'sinais promissores' de abertura de uma passagem entre Gaza e Israel

De acordo com o chefe de operações humanitárias da ONU, a abertura da passagem de Kerem Shalom mudará a própria natureza do acesso de ajuda humanitária ao território palestino

Norte de GazaNorte de Gaza - Foto: Mahmud Hams/AFP

O chefe de operações humanitárias da ONU, Martin Griffiths, indicou, nesta quinta-feira (7), que vê "sinais promissores" de uma "próxima" abertura de uma passagem entre Israel e a Faixa de Gaza.

A abertura da passagem de Kerem Shalom, que se acrescentaria à de Rafah na fronteira entre Egito e Gaza, "mudará a própria natureza do acesso de ajuda humanitária" ao território palestino sitiado, declarou Griffiths em uma entrevista coletiva em Genebra.

Desde o ataque sem precedentes do movimento islamista palestino Hamas no território israelense em 7 de outubro, que deixou cerca de 1.200 mortos, em sua maioria civis, Israel impõe um "cerco total" a Gaza.

Desde este ataque, Israel bombardeia sistematicamente o território palestino, com um balanço de mais de 17.000 mortos, em sua maioria mulheres e crianças, segundo um balanço atualizado do Ministério da Saúde do Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007.

Veja também

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Newsletter