Logo Folha de Pernambuco

Investigação

Onze bispos e ex-bispos são investigados na França por agressão sexual

Casos de abuso datam deste a década de 80

Arcebispo de Reims Arcebispo de Reims  - Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP

A Justiça francesa e a canônica investigam 11 bispos e ex-bispos em casos de agressão sexual, incluindo um cardeal que admitiu um comportamento "repreensível" com uma menor há 35 anos, anunciou o presidente da Conferência Episcopal, Éric de Moulins-Beaufort, nesta segunda-feira (7).

Jean-Pierre Ricard, ex-bispo de Bordeaux, reconheceu um comportamento "repreensível" em relação a um menor de 14 anos, há 35 anos, declarou Éric de Moulins-Beaufort, durante uma coletiva de imprensa em Lourdes (sul), onde os prelados realizam a sua reunião anual.

Outro dos bispos é Michel Santier, a quem as autoridades do Vaticano sancionaram em 2021 por "abusos espirituais resultando em 'voyeurismo' a dois homens adultos" na década de 1990. O silêncio sobre sua sanção causou grande revolta nas últimas semanas entre católicos e grupos de vítimas.

Quanto ao resto, Moulins-Beaufort especificou que a justiça civil e canônica acusaram seis bispos; dois ex-prelados estão sendo investigados; e um último é objeto de denúncia perante o Ministério Público - que ainda não processou - e de medidas restritivas por parte da Santa Sé.

Sem entrar em detalhes, o presidente da Conferência Episcopal Francesa (CEF) apontou a "grande diversidade de situações em relação aos atos cometidos ou de que são acusados".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter