Logo Folha de Pernambuco

Coronavirus

Opas alerta que sem prevenção, as Américas podem enfrentar maior pico da pandemia

A diretora Carissa Etienne, afirmou que existe um 'aumento dos casos em toda a região, inclusive em lugares que pareciam ter contido ou evitado os surtos'

Paraguai, Uruguai e Cuba estão vivenciando neste ano surtos de magnitude maior do que os de 2020Paraguai, Uruguai e Cuba estão vivenciando neste ano surtos de magnitude maior do que os de 2020 - Foto: Miguel Medina/AFP

A Organização Pan-americana da Saúde (Opas) alertou nesta quarta-feira (31) que os casos de Covid-19 estão em alta nas Américas e que, sem ações de prevenção, existe o risco de que este pico seja pior que o enfrentado por muitos países no ano passado.

A diretora da Opas, Carissa Etienne, afirmou que existe um "aumento dos casos em toda a região, inclusive em lugares que pareciam ter contido ou evitado os surtos", e alertou que há um "risco real" de que este auge seja pior que o registrado no ano passado em muitos países. 

"Sem medidas preventivas, a nossa região poderia enfrentar um auge maior o anterior", disse ela em coletiva de imprensa virtual. 

Etienne informou que países como Paraguai, Uruguai e Cuba estão vivenciando neste ano surtos de magnitude maior do que os de 2020. 

A especialista alertou que em vários países o avanço da pandemia está "transbordando" os hospitais. 

Segundo ela, em dois estados brasileiros a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI) estão acima de 80%, enquanto na Jamaica os centros estão operando "acima de sua capacidade". 

"A mortalidade aumenta quando isso acontece, porque os pacientes têm dificuldades para encontrar os cuidados que precisam e os profissionais da saúde estão sobrecarregados atendendo muita gente ao mesmo tempo", disse Etienne. 

A chefe da Opas pediu para todos os países ficarem em alerta. A "complacência leva a mais casos", enfatizou. 

Etienne também ressaltou que não há vacinas suficientes para deter os surtos ativos e defendeu a prevenção. 

Veja também

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam
BANHEIRO

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam, casos e países onde iniciativa ocorre

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda
SAÚDE

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda

Newsletter