Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Opas defende mundo justo, equitativo e saudável

Entidade destaca que a pandemia de Covid-19 evidenciou discrepâncias no acesso a serviços de saúde em razão de desigualdades

Mensagem da OPAS foi divulgada nesta quarta-feira (7) no Dia Mundial da SaúdeMensagem da OPAS foi divulgada nesta quarta-feira (7) no Dia Mundial da Saúde - Foto: Rodolfo Loepert/PCR

A Organização Pan-americana de Saúde (Opas) divulgou mensagem defendendo um mundo mais justo, equitativo e saudável.

No Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta quarta-feira (7), a entidade destaca que a pandemia de covid-19 evidenciou discrepâncias no acesso a serviços de saúde em razão de desigualdades que atravessam uma série de situações sociais, como renda, gênero, raça e origem.

Segundo a Opas, muitas pessoas lutam não só para sobreviver à pandemia como também para ter o que comer e atender as suas necessidades básicas e a direitos diversos, como educação e moradia segura.

Na mensagem, a organização ressalta que essa realidade pode ser mudada pelas escolhas políticas dos governos e autoridades públicas dos países das Américas, em especial, no contexto da pandemia.

“Pedimos aos líderes que garantam que a equidade na saúde seja a peça central de nossa recuperação da covid-19. Isso resultará em uma região onde todos têm condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde, os sistemas de informação em saúde se configuram para identificar populações em situação de vulnerabilidade e a sociedade civil e os indivíduos são parceiros na busca de soluções onde as desigualdades ocorrem e onde todos têm acesso a cuidados de saúde e médicos sem sofrer discriminação”, destaca a carta.

Veja também

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter