Logo Folha de Pernambuco

Operação Cigarro a Vapor

PF apreende cigarros eletrônicos em comércio e residências na Zona Sul do Recife

Desde 2009, a venda, importação e a propaganda de cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil

Foto: Divulgação/PF

Centenas de cigarros eletrônicos foram apreendidos em comércio e residência do bairro de Boa Viagem e num imóvel na Imbiribeira, ambos na Zona Sul do Recife, na manhã desta quinta-feira (18).

A Operação Cigarro a Vapor, da Polícia Federal e Receita Federal, ocorreu em cumprimento a três mandados de busca e apreensão expedidos pela 36ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.

As investigações iniciaram em abril de 2022 para apurar os responsáveis pela comercialização dos cigarros eletrônicos em bares e restaurantes da capital pernambucana e pela internet.

A PF informou que o grupo adquire os produtos proibidos em países do exterior, como Paraguai e China, e comercializa por meio de vendedores ambulantes e aplicativos de compra e venda pela internet.


Desde 2009, a venda, importação e a propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil pela Anvisa. Os envolvidos vão responder pelo crime de contrabando, cuja pena pode alcançar cinco anos de prisão.

Segundo a PF, o nome da operação faz referência à forma de funcionamento do cigarro eletrônico: aparelho que contém um líquido composto por nicotina pura, solução que é aquecida por um circuito elétrico e se transforma em vapor, que é tragado pelo fumante.

Veja também

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário
Inteligência artificial

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
REPARAÇÃO

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Newsletter