Logo Folha de Pernambuco

Escola Segura

Operação contra violência nas escolas cumpre mandados em Pernambuco e mais quatro estados

A ação também acontece em Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

O adolescente alvo da operação em Pernambuco já foi apreendido pela Polícia CivilO adolescente alvo da operação em Pernambuco já foi apreendido pela Polícia Civil - Foto: Divulgação/MPSC

Um mandado de busca e apreensão de um adolescente e dois mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos em Pernambuco nesta quarta-feira (19), durante a operação Escola Segura, contra violência em instituições de ensino.

Além de Pernambuco, a ação também acontece em outros quatro estados - Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo -, onde estão sendo cumpridos ordens de internações provisórias de menores de idade, além de buscas e quebras de sigilo.

Os alvos são investigados por atos infracionais equiparados aos crimes de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, além de associação criminosa.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), o adolescente alvo da operação no Estado já foi apreendido pela Polícia Civil.

"Não serão divulgadas informações relativas a nome, idade, endereços e local de ameaça, pois isso atrapalha a investigação ainda em curso", informou a SDS-PE.

As investigações da operação Escola Segura, capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tiveram início após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), que ocorreu no dia 5 de abril.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as ordens judiciais foram emitidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, falou sobre a ação. 

"Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em 5 Estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas".

Veja também

Newsletter