Operação cumpre mandados para bloqueio de sites, aplicativos e servidores de TV pirata em Pernambuco
Investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam o repasse a assinantes do serviço de pirataria
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta quinta-feira (8), a Operação 404, ação contra grupos suspeitos de pirataria digital coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em Pernambuco, foram autorizadas pela 15ª Vara Criminal da Comarca do Recife medidas judiciais para o bloqueio de 207 sites, 74 aplicativos de webrádio, 20 aplicativos de música e 25 servidores de IPTV (TV online pirata).
Leia também
• Policiais civis combatem pirataria digital na internet em Pernambuco e mais nove estados
• Senacon fiscaliza pirataria e práticas abusivas em vendas online
As buscas foram realizadas nos seguintes estados, além de Pernambuco: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os policiais também cumpriram 11 mandados de busca e apreensão.
De acordo com o Ministério da Justiça, os investigados no âmbito da 404 capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam o repasse a assinantes do serviço de pirataria.
A coordenação local em Pernambuco ficou com o delegado Eronides Meneses, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI).
As investigações tiveram início em maio de 2021 e contaram com o apoio das Embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil. O principal crime investigado pela operação é a violação de direito autoral.
Mais detalhes sobre o cumprimento da operação em Pernambuco serão divulgados em breve pela Polícia Civil.