Pernambuco

Operação cumpre mandados para bloqueio de sites, aplicativos e servidores de TV pirata em Pernambuco

Investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam o repasse a assinantes do serviço de pirataria

Pirataria digitalPirataria digital - Foto: Marcos Santos//USP Imagens

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta quinta-feira (8), a Operação 404, ação contra grupos suspeitos de pirataria digital coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em Pernambuco, foram autorizadas pela 15ª Vara Criminal da Comarca do Recife medidas judiciais para o bloqueio de 207 sites, 74 aplicativos de webrádio, 20 aplicativos de música e 25 servidores de IPTV (TV online pirata).

As buscas foram realizadas nos seguintes estados, além de Pernambuco: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os policiais também cumpriram 11 mandados de busca e apreensão. 

De acordo com o Ministério da Justiça, os investigados no âmbito da 404 capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam o repasse a assinantes do serviço de pirataria.

A coordenação local em Pernambuco ficou com o delegado Eronides Meneses, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI).

As investigações tiveram início em maio de 2021 e contaram com o apoio das Embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil. O principal crime investigado pela operação é a violação de direito autoral.

Mais detalhes sobre o cumprimento da operação em Pernambuco serão divulgados em breve pela Polícia Civil.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter