Logo Folha de Pernambuco

DROGA

Operação da PF erradica quase 450 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

Mudas seriam suficientes para produzir 149 toneladas da droga

Quase 450 mil pés de maconha foram destruídos pela Polícia FederalQuase 450 mil pés de maconha foram destruídos pela Polícia Federal - Foto: Polícia Federal em Pernambuco/Divulgação

Quase 450 mil pés de maconha foram erradicados em operação da Polícia Federal (PF), em cidades do Sertão de Pernambuco.

Segundo a corporação, a destruição dos 448 mil plantios foi realizada entre os dias 6 e 26 de maio. Caso os pés fossem colhidos, prensados e colocados para consumo seriam produzidas 149 tonelada de maconha.

A PF informou, no final da noite de domingo (26), que também foram erradicados cerca de 45 mil mudas que estavam em 78 plantios. Ainda houve a apreensão de 3,1 toneladas de maconhas prontas para o consumo. 

A ação, denominada Operação Terra Livre Fase IV, foi conduzida pela Delegacia da PF em Salgueiro, e teve três etapas: levantamento, percursora e deflagração da operação.

"Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos rio São Francisco, na Região de Orocó/PE, Salgueiro/PE, Cabrobó/PE, Belém do São Francisco/PE, Betânia/PE, Flores/PE, Carnaubeira da Penha/PE, Inajá/PE e Parnamirim/PE, Cachoeira dos Índios/PB e Monteiro/PB", informou a PF, em nota. 

Apenas em uma roça de Inajá, foram encontrados 142 mil pés, suficientes para a produção de 47 toneladas da droga. 

"A ação contou com a participação de policiais federais, civis, penais de Pernambuco e Alagoas, militares do Corpo de Bombeiros e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi). Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e uma aeronave do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Civil (GTA/SDS-PE).

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter