Logo Folha de Pernambuco

Fim de Feira

Operação da Polícia Civil cumpre mandados em crimes de sonegação no Agreste de Pernambuco

Foi constatado uma sonegação de R$ 9 milhões em impostos não recolhidos

Operação Fim de Feira Operação Fim de Feira  - Foto: Divulgação/PCPE

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou a operação Fim de Feira, nesta quinta-feira (19), com objetivo de cumprir 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de um mandado de prisão. A operação foi voltada aos municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Cachoeirinha, ambos no Agreste do Estado. 

A operação da PCPE visou constatar a prática de grupo familiar que abriam empresas em nome de parentes e de pessoas para continuar a atividade de compra e venda de mercadorias, uma vez que a situação fiscal das mesmas as impediam de adquirir mercadorias para revenda. 

Segundo a PCPE, essas práticas são consideradas como crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.
 

Foram quatro meses de investigações com participação de 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Foi constatado uma sonegação de R$ 9 milhões em impostos não recolhidos. 

"Iniciando as investigações, a gente notou que os reais proprietários não eram os que constavam nos contratos sociais. Então chamamos as pessoas na delegacia e foram ouvidas e percebemos que o líder da associação usava laranjas como proprietários das empresas", explica a delegada Priscilla Von Sohsten.

Ainda de acordo com a delegada, quando uma das empresas deixava um débito muito alto com a secretaria da fazenda, não deixavam mais que elas emitissem nota fiscal. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter