União Europeia

Operação em oito países da UE contra a máfia calabresa

A investigação policial é baseada nos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas, fraude e vários crimes fiscais em larga escala

Operação em oito países da UE contra a máfia calabresaOperação em oito países da UE contra a máfia calabresa - Foto: Handout / Bayerisches Landeskriminalamt / AFP

Uma ampla operação antimáfia iniciada nesta quarta-feira (3) em oito países da União Europeia (UE) tem como alvos "mais de 100 supostos membros da máfia calabresa", a 'Ndrangheta, informou a justiça da Bélgica, que mencionou 25 ações no país

A operação envolveu as polícias da Itália, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Eslovênia, Romênia e Bélgica.

Treze pessoas foram detidas na Bélgica, incluindo seis que tinham mandado de prisão da justiça italiana.

A "operação de grande envergadura" foi organizada no âmbito de um "processo aberto pela Procuradoria Federal belga", em cooperação com a polícia judiciária belga e as agências europeias Europol e Eurojust.

Na Alemanha, centenas de policiais executaram buscas em cinco regiões do país, em particular no oeste e sul, de acordo com as autoridades locais.

A investigação policial é baseada nos crimes de "tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas, fraude e vários crimes fiscais em larga escala", acrescentaram.

O ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, chamou a operação de "golpe contra a 'Ndrangetha", uma organização criminosa estabelecida na região italiana da Calábria (sul) e considerada a máfia mais rica e poderosa da Itália, com um raio de ação que alcança mais de 40 países.

De acordo com o escritório da polícia judiciária na Baviera, as autoridades alemãs trabalharam como parte da "operação Eureka", em coordenação com a Europol e a Eurojust.

A operação, iniciada há mais de três anos, é "uma das mais importantes e significativas dos últimos anos no âmbito do crime organizado na Itália", segundo a polícia bávara.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter