Operação em Pernambuco derruba sites e apps de streaming de pirataria
A ação contou com o apoio de autoridades do Reino Unido, Estados Unidos, Argentina e Peru
A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, nesta terça-feira (28), a sexta fase da Operação 404, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com a corporação, após autorização da 15ª Vara Criminal do Recife, foram bloqueados 64 sites e 12 aplicativos de streaming ilegais por violação de direito autoral e divulgação ilegal para lucrar com o conteúdo audiovisual de produções.
As investigações começaram em janeiro deste ano e, em outubro, o Ministério da Justiça deu parecer para o bloqueio dos sites.
Leia também
• Três homens são assassinados na madrugada desta terça (28) em Maranguape 2, em Paulista
• PF apreende celular no Recife ao cumprir mandado de operação contra fraudes bancárias eletrônicas
"Iniciamos as investigações para colaborar, levantando os serviços, websites e aplicativos que disseminam pirataria na internet e também vírus contaminando o celular e o computador dos usuários que acessam", explicou o delegado Eronides Meneses, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira, no Recife.
A ação contou com o apoio de autoridades do Reino Unido, Estados Unidos, Argentina e Peru. "Derrubamos o serviço desses 64 sites aqui no Brasil e internacionalmente são mais de 300 websites derrubados", completou o delegado.
A próxima fase da operação irá identificar os administradores do site para buscar o capital obtido com a pirataria. "A grande maioria lucra com assinatura e propaganda", finalizou Eronides Meneses.