Logo Folha de Pernambuco

Fiscalização

Operação Integrada Coronavírus fiscaliza 15 bairros de Olinda

Equipes também estarão na orla para cumprimento dos decretos estaduais

A operação alcança 15 bairros de OlindaA operação alcança 15 bairros de Olinda - Foto: Cortesia

Leia também

• Aglomeração faz prefeitura do Rio aumentar fiscalização em shopping

• Oito estabelecimentos comerciais são fechados durante fiscalização em Paulista

• Fiscalização no bairro de Casa Amarela tem conscientização e interdições de estabelecimentos

Uma fiscalização para o cumprimento dos decretos estaduais que regem o distanciamento social e as normas de funcionamento das atividades comerciais acontecerá neste fim de semana em 15 bairros de Olinda e em 9 km da orla. Chamada de Operação Integrada Coronavírus, ação terá incursões nos períodos da manhã e da tarde.

As atividades começam na manhã deste sábado (13), às 8h, com as equipes nos bairros de Cidade Tabajara, Jardim Fragoso, Vila Popular e Jardim Brasil. À tarde, das 14h às 17h, será a vez de Bultrins, Amaro Branco, Bonsucesso e Guadalupe. Nos dois períodos, a orla também será fiscalizada. Contudo, o banho de mar, calçadão e comércio de praia continuam proibidos.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Antônio Pereira Neto, os bairros escolhidos partiram de denúncias recebidas sobre o funcionamento de comércios não essenciais e tráfego de pessoas sem máscaras. “A fiscalização era realizada em quatro bairros por dia, mas houve a intensificação nas ações por conta dos números de contaminados nesses bairros.”, conta o secretário. “As ações serão de fiscalização e também de conscientização dos donos de comércios que não estão autorizados a funcionar.”, explica. Denúncias sobre o acesso indevido ao calçadão, praias e mar resultaram em uma atenção maior em 9 km da orla olindense, que também será alcançada pela Operação Integrada Coronavírus. 

O funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais, como farmácias, padarias, supermercados e hortifruti, está permitido, mas seguindo regras de higiene e distanciamento social. Restaurantes, bares e similares só podem funcionar como delivery ou ponto de coleta. As atividades em salões de beleza, barbearias, bancas de jogo do bicho e academias de ginástica, permanecem suspensos.

Na manhã do domingo (14), a fiscalização vai a Peixinhos, Caixa D'Água e Águas Compridas, das 8h às 12h. À tarde, segue para Vila Popular, Jardim Brasil, Cidade Tabajara e Jardim Fragoso. A Operação Integrada Coronavírus, além da verificação do funcionamento das atividades, orienta a correta formação de filas nos estabelecimentos essenciais e alerta para o uso de máscaras de proteção. Trabalham na ação as secretarias de Segurança Urbana, Transportes e Trânsito, o Controle Urbano e a Polícia Militar de Pernambuco.

 

Veja também

Newsletter