Logo Folha de Pernambuco

Doação de órgãos

Operação especial leva coração de Campina Grande até Recife para realização de transplante

O coração doado para o procedimento foi transportado por avião da Força Aérea Brasileira (FAB)

Chegada de coração para transplante no ProcapeChegada de coração para transplante no Procape - Foto: Paullo Allmeida / Folha de Pernambuco

Na noite de quinta-feira (18), Recife recebeu uma operação especial para a realização de um transplante de coração no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (PROCAPE), localizado na região central da cidade. 

O esquema foi organizado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e Universidade de Pernambuco (UPE), com apoio do  Grupamento Tático Aéreo (GTA), que recebeu a equipe médica na Base Aérea do Recife. O coração transplantado veio de Campina Grande, na Paraíba, por meio do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou às 19h40.

Equipe médica trabalhou até a madrugada desta sexta-feira (19)Equipe médica trabalhou até a madrugada desta sexta-feira (19). Crédito: Divulgação 

Por volta das 20h, médicos cardiologistas chegaram até a unidade hospitalar com o órgão para o paciente que já estava à espera. A identidade do receptor não foi revelada. Os procedimentos médicos foram concluídos às 2h da manhã desta sexta-feira (19), com a coordenação cirúrgica do cardiologista Frederico Browne e clínica do cardiologista Eduardo Montenegro.

“A recepção de um órgão é um momento que exige um preparo grande e a colaboração de diferentes setores. A Secretaria de Defesa Social, através do Grupamento Tático Aéreo, tem colaborado conosco no transporte de órgãos para salvar vidas de pacientes em Pernambuco. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos e a família do doador, que realizou um ato de amor em um momento tão difícil”, destacou o Prof. Ricardo Lima, Gestor-executivo do PROCAPE.  

Neste tipo de cirurgia, o tempo torna-se o principal desafio. Com a mobilização do GTA, o percurso de mais de 18 quilômetros, que duararia em torno de 40 minutos por terra, foi cumprido em apenas 5 minutos, tempo hábil e seguro para a realização do procedimento.

 Os membros da equipe e o material foram levados pelo helicóptero do GTA até o campus Santo Amaro da UPEOs membros da equipe e o material foram levados pelo helicóptero do GTA até o campus Santo Amaro da UPE. Foto: SD CANDIDO LIMA / Divulgação.

 “Fomos logo informados que se o tempo ultrapassasse 30 minutos, o coração não teria resistido”, relembra o comandante do GTA, cel Câmara Junior. "Não tem preço saber que estamos sendo a ponte para que não só uma, como várias vidas sejam salvas e voltem a ter esperança. E saber que o paciente está bem e com o coração batendo forte, não tem palavras que descrevam", completa o comandante que agradece e parabeniza toda a equipe envolvida.

Importância da doação

Para médico do PROCAPE, Frederico Browne, o ponto mais importante de toda a ação é o ato da doação. "Cada doação é o renascimento da esperança de outras pessoas. Somos todos imensamente gratos ao doador e sua família", destacou.

Desde o 1° transplante no PROCAPE, em 28 junho de 2022, já foram realizados 7 transplantes na instituição, que, atualmente está ampliando a sua capacidade de cirurgias.

Só em 2023, Pernambuco registrou mais de 928 transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, o mais frequente no estado foi o de rim, com mais de 200 cirurgias realizadas apenas nos nove primeiros meses do ano passado.

Na sequência dos transplantes mais realizados no estado entre janeiro e setembro aparecem o de fígado (72), de coração (32) e de pâncreas e rim juntos (1).
 


 

Veja também

Newsletter