Logo Folha de Pernambuco

Desvio no abastecimento

Operação retira ligações clandestinas em adutora que abastece Feira Nova e Glória do Goitá

Operação identificou e retirou 14 ligações clandestinas; duas pessoas foram encaminhadas à delegacia

Operação retira ligações clandestinas em adutora que abastece Feira Nova e Glória do Goitá Operação retira ligações clandestinas em adutora que abastece Feira Nova e Glória do Goitá  - Foto: Compesa/Divulgação

Uma operação integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), realizada na terça-feira (21), retirou ligações clandestinas da adutora de água bruta, responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Feira Nova e Glória de Goitá.

De acordo com a Compesa, a ação policial foi desencadeada após a empresa detectar uma queda drástica da vazão do sistema, além das constantes reclamações de falta de água nas duas cidades.

Na operação, os policiais identificaram e apreenderam materiais utilizados nas ligações clandestinas, como tubulações e dispositivos de vedação. 

Também foram constatadas, de acordo com a Compesa, que propriedades privadas faziam uso de ligações irregulares, e que estavam desviando grandes volumes de água para propriedades particulares de forma ilegal.

Ainda segundo a Companhia, a operação identificou e retirou 14 ligações clandestinas, efetuou a prisão em flagrante de duas pessoas que foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos.
 
A Compesa informou que, após a operação, técnicos mediram a vazão transportada pela adutora e foi constatado o acréscimo de 16 litros de água por segundo, o que corresponderia a cerca de 50% do volume produzido para os dois municípios e que ficavam no caminho devido aos desvios de água.

 

Veja também

Newsletter