Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Operação mira organização voltada ao contrabando de cigarros no Agreste de Pernambuco

Policiais federais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Caruaru

Cigarros contrabandeados foram apreendidos pela PFCigarros contrabandeados foram apreendidos pela PF - Foto: Divulgação/PF

Uma organização criminosa voltada para o contrabando e a comercialização de cigarros de origem estrangeira no Agreste de Pernambuco é alvo da Operação Asteca, deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) pela Polícia Federal (PF).

As investigações, que ficaram sob a responsabilidade da Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, na mesma região do Estado, tiveram início em 2022, a partir de informações recebidas sobre um grupo criminoso estabelecido no Agreste e que responderia, sozinho, por grande parte do comércio de cigarros contrabandeados de países vizinhos.

Os policiais federais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Caruaru, em endereços residenciais e comerciais localizados nos municípios de Pesqueira, Caruaru e Lajedo, em Pernambuco; São Paulo, em São Paulo; e Paranaguá, no Paraná.

"O trabalho revelou ainda que integrantes do grupo investigado já haviam sido presos anteriormente pela prática do mesmo crime e de diversos outros, de notória gravidade, a exemplo do tráfico de drogas e do porte ilegal de armas de fogo", explicou a PF.  

Os crimes investigados são organização criminosa, contrabando, e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 23 anos de reclusão.  

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter