Polícia

Operação prende suspeitos de furto e receptação de fios de cobre no Recife e Região Metropolitana

Diligências continuam, e a operação deverá entrar em uma nova fase para investigar uma possível sonegação fiscal

Diversas sacas com fios de cobre foram apreendidasDiversas sacas com fios de cobre foram apreendidas - Foto: Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco

Suspeitos de integrarem um bando envolvido com furto e receptação de fios de cobre foram alvos da Operação Bauxita, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, nesta terça-feira (6). Segundo a corporação, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e valores e bloqueio de ativos financeiros.

O grupo também é investigado por lavagem de dinheiro. A apuração começou em dezembro de 2020. A polícia disse, ainda, que essa investigação é decorrente das operações tentáculos feitas ao longo dos últimos anos com o propósito de fiscalizar ferros-velhos

Titular da Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccot), o delegado Raul Junges explica que a operação concentrou-se em uma nova etapa. Segundo ele, a investigação mira em quem se beneficia pela soma dos valores. 

"Toda essa situação de fiações que são subtraídas de operadoras de telefonia ou então de operadoras de luz gera um crime de menor potencial. Estamos buscando as pessoas que se beneficiam desse tipo de subtração. Partimos para ver quem está auferindo lucro com esses valores, ao invés de estar sempre na ponta combatendo aquele criminoso de menor periculosidade", disse.

As diligências continuam, e a operação deverá entrar em uma nova fase para investigar uma possível sonegação fiscal através de movimentações bancárias sem lastro. 

A operação desta terça-feira (6) teve um flagrante de arma de fogo e apreensão de um veículo e uma quantidade de cobre. A polícia ainda não divulgou o total das apreensões. Diversas sacas com o material foram apreendidas.

O diretor de operações da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), Marcelo Bellei, citou que a operação mostra a importância do combate ao crime organizado."A gente vai entrar com a força do Estado para apurar possível crime de sonegação fiscal", explicou.

Também participaram da operação a Neoenergia Pernambuco, a Sefaz-PE e a Polícia Científica.

Veja também

Polícia Federal prende suspeito de contrabandear micos-leões dourados
Micos-leões

Polícia Federal prende suspeito de contrabandear micos-leões dourados

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina
EUA

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina

Newsletter