alemanha

Operações policiais na Alemanha contra ativistas do clima

Policiais realizaram operações de busca em 15 localidades do país devido a "suspeitas de infrações cometidas por membros do grupo Última Geração"

Dois membros são suspeitos de "tentativa de sabotar, em abril de 2022, o oleoduto Trieste-Ingolstadt"Dois membros são suspeitos de "tentativa de sabotar, em abril de 2022, o oleoduto Trieste-Ingolstadt" - Foto: John Macdougall / AFP

A polícia da Alemanha executou nesta quarta-feira (14) uma série de operações contra membros do movimento ecologista "Última Geração" ("Letzte Generation"), que já organizou bloqueios no trânsito e atacou obras de arte para denunciar a mudança climática.

Policiais realizaram operações de busca em 15 localidades do país devido a "suspeitas de infrações cometidas por membros do grupo Última Geração" no âmbito de uma investigação contra sete membros do movimento por "formação ou apoio a uma organização criminosa", anunciou o Ministério Público de Munique.

As pessoas investigadas têm entre 22 e 38 anos. Elas são acusadas de fazer "publicidade na internet" e de "organizar arrecadações de fundos que atingiram 1,4 milhão de euros" (1,51 milhão de dólares, 7,4 milhões de reais).

Dois membros são suspeitos de "tentativa de sabotar, em abril de 2022, o oleoduto Trieste-Ingolstadt", que passa pela Baviera (sul) e é considerado pelo governo alemão como uma "infraestrutura crítica".

"Última Geração" é o grupo ecologista mais ativo na Alemanha e chamou a atenção nos últimos meses por ações de desobediência civil que pretendiam forçar o governo a acelerar a luta contra a mudança climática.

Veja também

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién
Imigração

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel
Guerra

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel

Newsletter