Logo Folha de Pernambuco

OPINIÃO

Inglês para empreendedores: tendência ou necessidade em 2025?

Em 2025, o cenário empreendedor brasileiro está mais vibrante do que nunca. Segundo o Sebrae, o Brasil atingiu a marca de 2,8 milhões de novas empresas abertas em 2024, somando quase 378 mil novas empresas. 

Essa expansão reflete não apenas uma crescente busca por autonomia e inovação, mas também a procura por habilidades que tornem esses empreendedores mais competitivos, conectados e preparados para o futuro. Entre essas habilidades, o inglês tem ganhado destaque como uma competência essencial, não apenas uma tendência.

O mercado global exige que o empreendedor esteja em constante adaptação e preparado para enfrentar desafios que não se limitam às fronteiras nacionais. 

Ao falarmos de empreendedorismo, especialmente em um mundo digitalmente interconectado, o inglês se apresenta como um dos maiores diferenciais. Saber se comunicar em outro idioma é mais do que uma vantagem competitiva; é uma necessidade estratégica.

Sempre friso que o domínio do inglês permite acesso a informações importantes para o crescimento e inovação dos negócios. Muitos dos recursos mais relevantes, como pesquisas de mercado, novas tecnologias, e plataformas de e-commerce, são primeiramente disponibilizados em inglês. 

Além disso, a maioria dos estudos e tendências do setor, como os avanços em inteligência artificial, marketing digital e sustentabilidade, são publicados em inglês, e não acessar em tempo rápido pode significar a perda de oportunidades.

A realidade é que, apesar de seu enorme potencial, muitos empreendedores brasileiros ainda enfrentam a barreira do idioma.nDados da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM) 2023 mostram que o Brasil tem 42 milhões de pessoas adultas que já têm um negócio ou estão na jornada de se tornar empreendedores. 

No entanto, pode-se dizer que uma boa parte dessas pessoas se vê diante da necessidade de expandir as redes de contato e melhorar a gestão e a operação dos negócios. Aqui, o inglês surge como a ferramenta para conseguir parcerias internacionais, conquistar clientes fora do país e acessar novos mercados. Esses são elementos essenciais para o crescimento do negócio no contexto mundial.

Em um cenário tão promissor, a preparação para o futuro requer mais do que apenas um bom produto ou serviço. O empreendedor precisa estar apto a navegar pelo universo digital. Isso implica estar confortável em plataformas, redes e canais de comunicação que operam em inglês. 

A linguagem do mercado global é a língua inglesa. E, para aqueles que não têm o inglês como língua nativa, investir no estudo do idioma se tornou uma obrigação.

Se, por um lado, o aprendizado do inglês pode ser visto como uma tendência, por outro, ele se configura como uma necessidade no desenvolvimento de um empreendedor moderno, conectado e competitivo. 

Em um ambiente de negócios cada vez mais globalizado, o domínio do inglês deixou de ser uma opção para os empreendedores brasileiros e se tornou uma necessidade. Investir no aprendizado do idioma é uma estratégia para superar barreiras, acessar mercados internacionais e se destacar em um cenário competitivo. 

O futuro pertence aos empreendedores que conseguem se comunicar com o mundo.

* Especialista em ensino de Business English e fundadora da Save Me Teacher.

___
Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

 

Veja também

Newsletter