opinião

O pronunciamento da governadora Raquel Lyra

Foi com imenso prazer e admiração profissional, como consultor do setor da Agroindústria Canavieira nordestina, que assisti nesta semana ao “Fórum Nordeste” tendo como tema a “transição energética”, com o importante concurso do Sindaçúcar-PE, representado pelo seu presidente Renato Cunha.
 
O tradicional evento promovido pela Folha de Pernambuco, que integra o Grupo EQM, realizou nesta semana sua 13ª edição, com um retumbante sucesso, não apenas pelo conteúdo e qualidade técnica dos expositores, como pelas destacadas presenças, de parlamentares, ministros, e gestores públicos, a exemplo do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, os ministros José Mucio Monteiro, Luciana Santos e André de Paula, o prefeito do Recife João Campos e da governadora de Pernambuco Raquel Lyra.
 
A propósito da presença e exposição da governadora Raquel Lyra no evento, observo que poucas vezes assisti pronunciamento tão brilhante e classificado quanto da jovem gestora, que confraternizou apartidariamente com todos, destacando o melhor da ação de cada um em prol de Pernambuco e Brasil, sem qualquer vestígio de preferência ideológica, mostrando que seu esforço não é nem de direita, de centro ou de esquerda, é de Pernambuco.
 
Raquel não usou o momento eleitoral como oportunidade para se posicionar politicamente, mas para focar na sua ação e responsabilidade para com Pernambuco, referindo-se as  nossas carências e virtudes, com entusiasmo contagiante à plateia presente.
 
Neta do ex-prefeito João Lyra, filha do ex-governador João Lyra Neto, sobrinha do ex-ministro Fernando Lyra, a ilustre amiga Raquel, desde cedo não fugiu da tradicional vocação política de sua família, colocando mais uma vez Caruaru no Palácio das Princesas, desta feita como a segunda gestora do estado, depois de Brites de Albuquerque, esposa do Donatário Duarte Coelho Pereira, há mais de quatrocentos anos em 1560, por coincidência, igualmente viúva, condição difícil, a testar sua particular resiliência as surpresas da vida, com a prematura morte do seu esposo antes do início de seu mandato.
 
Por tudo isso, registro com orgulho a ação da governadora, que vem restaurando nossa autoestima, a despeito do difícil e desafiador momento que atravessamos no País polarizado, onde o culto aos personagens, no elenco de prioridades, tem se mostrado maior do que a atenção ao paciente Brasil.
 
Igualmente importante é nosso reconhecimento a iniciativa do empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, em promover o “Fórum Nordeste” que se transformou no maior evento empresarial do Nordeste, mostrando que é possível congregar gregos e troianos na estratégia desenvolvimentista a partir da região mais carente do Brasil.


* Consultor empresarial ([email protected]).

___
Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

                                                                                                                                                   

 

Veja também

Os reflexos da aprovação da desoneração da folha de pagamentos
Opinião

Os reflexos da aprovação da desoneração da folha de pagamentos

Uma vida de bastidores na Orquestra Criança Cidadã
Opinião

Uma vida de bastidores na Orquestra Criança Cidadã

Newsletter