Logo Folha de Pernambuco

conflito

Oposição de Honduras acusa governo de eliminar extradições aos EUA para se proteger

O governo hondurenho tenta "proteger a família Zelaya Castro Sarmiento da perseguição criminal por parte da Promotoria dos Estados Unidos", declarou o PN

A bandeira de Honduras tremula no Monumento à Paz durante o Hasteamento da Bandeira NacionalA bandeira de Honduras tremula no Monumento à Paz durante o Hasteamento da Bandeira Nacional - Foto: Orlando Sierra / AFP

O principal partido da oposição em Honduras acusou, nesta segunda-feira (2), o governo de esquerda de eliminar o tratado de extradição com os Estados Unidos para se proteger das acusações de tráfico de drogas.

A presidente hondurenha, Xiomara Castro, cancelou na semana passada o tratado que permitia a prisão de poderosos traficantes de drogas, dizendo que o fez para evitar que Washington o usasse contra militares leais a ela e facilitasse uma tentativa de golpe.

"A denúncia do tratado de extradição por parte do governo [...] é para proteger as pessoas ligadas ao poder" acusadas de tráfico de drogas, afirmou em comunicado o Partido Nacional (PN), de direita.

No sábado, um cunhado e um sobrinho da presidente renunciaram: o secretário do Congresso, deputado Carlos Zelaya, após admitir à acusação que se reuniu com traficantes de drogas em 2013; e seu filho, o então ministro da Defesa, José Manuel Zelaya.

O governo hondurenho tenta "proteger a família Zelaya Castro Sarmiento da perseguição criminal por parte da Promotoria dos Estados Unidos", declarou o PN.

O PN é um dos partidos tradicionais de Honduras cujo ex-líder, o ex-presidente Juan Orlando Hernández (2014-2022), foi um dos 50 hondurenhos extraditados desde 2014 para os Estados Unidos, onde foi condenado a 45 anos de prisão por tráfico de drogas e de armas.

Castro cancelou o tratado ao condenar a "interferência" da embaixadora dos Estados Unidos em Tegucigalpa, Laura Dogu, que criticou um encontro entre o ministro Zelaya e o chefe das Forças Armadas de Honduras com o titular da Defesa da Venezuela, general Vladimir Padrino López, sancionado por Washington por tráfico de drogas.

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter