Oposição taiwanesa competirá separadamente nas eleições presidenciais
A ruptura tornou-se palpável em uma reunião televisionada entre os dois partidos organizada na noite da quinta-feira (23)
Os principais partidos da oposição de Taiwan se apresentarão separadamente nas eleições presidenciais da ilha, em janeiro, depois de romperem a sua aliança para uma candidatura conjunta.
As duas principais formações da oposição, o Kuomintang (KMT) e o Partido Popular (TPP), haviam anunciado em meados de novembro um pacto para se apresentarem conjuntamente nas eleições, mas a aliança ruiu devido a divergências sobre como dividir o cargo de presidente e vice-presidente.
Leia também
• Moraes defende limites no uso da inteligência artificial nas eleições
• Holandeses comparecem às urnas para eleições repletas de incertezas
• Comissão eleitoral da Libéria declara Boakai vencedor das eleições presidenciais
A ruptura tornou-se palpável em uma reunião televisionada entre os dois partidos organizada na noite de quinta-feira (23) na esperança de reconciliá-los, que terminou em discussão.
Por fim, ambos os grupos registraram candidaturas separadas nesta sexta-feira, último dia em que as inscrições estiveram abertas.
A união de ambos os partidos teria aumentado as possibilidades de destituir o Partido Democrático Progressista (DPP), no poder, insultado por Pequim, que considera esta ilha de governo autônomo como o seu próprio território.