Logo Folha de Pernambuco

união europeia

Orban acusa UE de bloquear fundos para Hungria por "razões políticas"

Comissão Europeia aconselhou bloquear mais de 13 bilhões de euros de fundos destinados à Hungria, em resposta aos problemas de corrupção identificados no país

Primeiro ministro da Hungria, Viktor OrbanPrimeiro ministro da Hungria, Viktor Orban - Foto: John Thys / AFP

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, acusou a União Europeia (UE) nesta sexta-feira (2) de congelar os fundos de apoio para a Hungria por "razões políticas", sobretudo, devido às medidas migratórias de Budapeste e sua oposição a sanções contra a Rússia após a invasão da Ucrânia.

Na quarta-feira (30), a Comissão Europeia aconselhou bloquear mais de 13 bilhões de euros (US$ 13,6 bilhões) de fundos europeus destinados à Hungria, em resposta aos problemas de corrupção identificados no país.

Em entrevista à rádio pública nesta sexta-feira, Viktor Orban acusou os "burocratas de Bruxelas" de adiarem a implementação de um plano de ajuda ao país por "razões políticas evidentes".

"Em alguns temas fundamentais, há divergências de opinião entre a UE e a Hungria (...) e é por isso que (Bruxelas) não gosta do governo húngaro", disse o líder.

Bruxelas "exige a abertura das nossas fronteiras para os migrantes, mas nós não vamos fazer isso; a introdução de sua propaganda sexual nas nossas escolas, mas nós não vamos fazer isso", frisou.

Segundo Orban, a UE também exige "apoio incondicional às sanções e à guerra (contra Moscou), mas também não faremos isso", acrescentou.

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter