Biologia Marinha

Orcas são capazes de matar tubarão branco, segundo estudo

Segundo autores da pesquisa, esse não é um comportamento comum, mas que vem expandindo entre as orcas

Primeiro vídeo de comportamento inusitado de orcas. A caça de tubarões brancos em grupo pelas orcas, segundo os autores, sugere que a prática está se expandindoPrimeiro vídeo de comportamento inusitado de orcas. A caça de tubarões brancos em grupo pelas orcas, segundo os autores, sugere que a prática está se expandindo - Foto: Divulgação / Discovery

Leia também

• Vai ter horário de verão? Volta de modelo não traria benefícios

• Coletivo Pink divulga resultados de pesquisa sobre câncer de mama; Recife participa do estudo

• Estudo animador melhora tratamento para certos tipos de câncer de mama

Um grupo de cientistas conseguiu capturar o momento em que orcas mataram um tubarão branco na costa da África do Sul, em um vídeo que comprova a capacidade desses mamíferos de caçar um dos maiores predadores marinhos do mundo.

No vídeo, filmado em maio por um helicóptero e um drone, é possível ver as orcas perseguindo tubarões durante uma hora em frente ao porto de Mossel Bay, no sudoeste. A gravação foi utilizada em um estudo publicado nesta semana.

"Nunca foi observado esse comportamento anteriormente", afirmou a principal autora do estudo, Alison Towner, especialista em tubarões na Marine Dynamics Academy, perto de Cidade do Cabo, em nota publicada nesta quarta-feira (5).

Os pesquisadores acreditam que outros três tubarões morreram durante a caçada das orcas.

"As orcas são animais muito inteligentes e sociais. Seus métodos de caça em grupo as tornam predadores incrivelmente eficazes", explicou Simon Elwen, especialista em mamíferos marinhos e também autor do estudo.

Até agora, sabia-se que as orcas costumam atacar outras espécies de tubarões, mas havia poucas evidências de ataques contra grandes tubarões brancos. O estudo, publicado na revista científica Ecology, não informa os motivos desse comportamento. 

Segundo os autores, o fato de orcas aparecerem caçando em grupos sugere que a prática está se expandindo, já que estudos anteriores estabeleceram que animais pretos e brancos podem aprender uns com os outros por "transmissão cultural"

Os tubarões desapareceram da área após o ataque e, nos 45 dias seguintes, apenas um grande tubarão branco foi visto, de acordo com o artigo. Isso confirmaria, dizem os autores, que os tubarões reagem fugindo. 

Em casos observados anteriormente, os tubarões geralmente deixavam habitats antigos importantes, o que tem consequências para o ecossistema e o turismo, disse a bióloga marinha Alison Kock, dos parques nacionais da África do Sul.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter