Logo Folha de Pernambuco

Estados Unidos

Organização de centro pretende lançar candidato à Presidência dos EUA

Democratas parecem preocupados com a possibilidade de que o movimento possa afastar os eleitores indecisos de Biden

Capitólio dos Estados UnidosCapitólio dos Estados Unidos - Foto: Kevin Dietsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Um movimento político nos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (8) sua intenção de lançar um candidato à Presidência, o que pode dividir a base de eleitores do democrata Joe Biden.

A organização centrista No Labels (Sem rótulos), que se autodescreve como um "movimento nacional de americanos com bom senso", afirmou que iniciará o processo de seleção de candidatos na próxima semana.

A No Labels ainda não nomeou nenhum candidato. Segundo a imprensa americana, vários políticos ligados ao grupo descartaram se candidatar.

No entanto, os democratas parecem preocupados com a possibilidade de que o movimento possa afastar os eleitores indecisos de Biden e favorecer seu rival republicano, Donald Trump, nas eleições de novembro.

Citado em um comunicado, Mike Rawlings, presidente da convenção nacional da No Labels, afirmou que 800 delegados votaram "quase unanimemente" a favor de lançar um candidato à presidência.

Ele acrescentou: "Está claro que esses cidadãos acreditam que esta é uma causa justa e que a No Labels deveria oferecer aos americanos a opção adicional que eles claramente querem".

Ryan Clancy, estrategista do grupo, disse nesta sexta-feira na rede social X que o movimento anunciará o "processo de seleção formal na próxima quinta-feira, 14 de março".

A No Labels foi fundada em 2009 pela ex-arrecadadora de fundos democrata Nancy Jacobson, atual diretora executiva da organização, com o lema "Não esquerda. Não direita. Em frente".

Em seu site, ela se dirige aos americanos que se sentem "politicamente sem lar" e se apresenta como uma opção para os eleitores insatisfeitos com a ideia de que Biden e Trump sejam candidatos presidenciais.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter