Logo Folha de Pernambuco

NOBEL

Grupo japonês Nihon Hidankyo, com sobreviventes das bombas atômicas, vence Nobel da Paz

Nihon Hidankyo recebeu o prêmio "por seus esforços a favor de um mundo sem armas nucleares e por demonstrar, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais deveriam ser utilizadas"

Parque Memorial da Paz de Hiroshima; Organização japonesa Nihon Hidankyo vence Prêmio Nobel da PazParque Memorial da Paz de Hiroshima; Organização japonesa Nihon Hidankyo vence Prêmio Nobel da Paz - Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

O Prêmio Nobel da Paz foi concedido nesta sexta-feira (11) à organização japonesa de combate às armas atômicas Nihon Hidankyo, que reúne sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.
 

Homenagem às vítimas em HiroshimaHomenagem às vítimas em Hiroshima - Foto: Philip Fong/AFP

Movimento de base, Nihon Hidankyo recebeu o prêmio "por seus esforços a favor de um mundo sem armas nucleares e por demonstrar, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais deveriam ser utilizadas", declarou o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Jørgen Watne Frydnes.

 

Segundo a organização do prêmio, o grupo ajuda a organizar uma oposição generalizada às armas nucleares em todo o mundo, ao compartilharem suas histórias pessoais, criarem campanhas educativas baseadas em suas próprias experiências e emitirem alertas urgentes contra a disseminação e o uso de armas nucleares.

"Nenhuma arma nuclear foi usada em guerra nos últimos quase 80 anos. Os extraordinários esforços da Nihon Hidankyo e de outros representantes dos Hibakusha contribuíram grandemente para o estabelecimento do tabu nuclear. É, portanto, alarmante que hoje este tabu contra o uso de armas nucleares esteja sob pressão", afirmou o Comitê Nobel Norueguês.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter