Logo Folha de Pernambuco

MEDICAMENTOS

Organização Pan-Americana da Saúde alerta sobre uso excessivo de antibióticos na pandemia

Organização exige o uso responsável dos antibióticosOrganização exige o uso responsável dos antibióticos - Foto: Reprodução

O uso excessivo de antibióticos diante da pandemia pode os tornar ineficazes para doenças comuns, alertou nesta quarta-feira (17) a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que informou uma diminuição de mortes por Covid-19 na América Latina e no Caribe.

Os antibióticos são medicamentos que salvam vidas, mas devem ser usados com responsabilidade porque "as bactérias podem desenvolver resistência e tornar esses medicamentos ineficazes com o tempo, na verdade, é exatamente o que estamos vendo", disse Carissa Etienne, diretora da Opas.

De 90 a 100% dos pacientes hospitalizados por Covid-19 receberam um antibiótico quando na realidade "apenas 7% desses pacientes tiveram uma infecção secundária que exigia o uso desses fármacos", afirmou ela em coletiva de imprensa.

Segundo Etienne, países como Argentina, Equador, Guatemala e Paraguai relatam um aumento nas infecções resistentes aos medicamentos.

Portanto, a organização exige o uso responsável dos antibióticos e pede aos países que proíbam sua venda sem prescrição médica.

Metade da população da América Latina e do Caribe foi totalmente vacinada contra o coronavírus, mas muitos países estão ficando para trás, apontou Etienne.

Menos de 20% das pessoas estão totalmente imunizadas na Guatemala, Jamaica e São Vicente e Granadinas, enquanto na Nicarágua e no Haiti a porcentagem não chega a 10%, diz ela.

O número de novos casos de Covid-19 caiu em 5%, para quase 760 mil nas Américas na semana passada, e as mortes relacionadas à doença caíram em cerca de 17%, para 12.800.

O responsável pelo monitoramento da pandemia da Opas, Sylvain Alighieri, não descarta que “o vírus se torne endêmico, mas isso levará anos” e nesse meio tempo haverá surtos inclusive em locais com altas taxas de vacinação.

Porque, conforme lembra ele, a principal função da vacinação é reduzir as formas graves da doença e as mortes, não a transmissão.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter