Logo Folha de Pernambuco

CONFLITO

Organizações humanitárias expressam "profunda preocupação" com escalada no Iêmen

O Iêmen, o país mais pobre da península arábica, vive há oito anos um conflito entre o governo

Ataque dos EUA e Reino Unido ao IêmenAtaque dos EUA e Reino Unido ao Iêmen - Foto: Reprodução/X

Mais de vinte organizações humanitárias manifestaram a sua "profunda preocupação" com a recente escalada no Iêmen, alertando para as suas consequências nesse país devastado pela guerra e altamente dependente da ajuda internacional.

As forças dos Estados Unidos e do Reino Unido realizaram uma série de ataques contra rebeldes huthis iemenitas nos últimos dias, em resposta a ataques a navios no Mar Vermelho, uma área marítima essencial para o comércio global.

"A crise humanitária no Iêmen continua sendo uma das mais graves do mundo e a escalada só irá agravar a situação dos civis vulneráveis e dificultará a capacidade das organizações humanitárias de fornecerem serviços essenciais", afirmam 26 ONGs que trabalham naquele país, entre elas CARE, Save the Children e a norueguesa Norwegian Refugee Council.

O Iêmen, o país mais pobre da península arábica, vive há oito anos um conflito entre o governo, apoiado por uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita, e os rebeldes huthis, próximos do Irã.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter