Debate entre Trump e Biden, previsto para 15 de outubro, é cancelado
O debate estava marcado para a próxima quinta-feira (15), em Miami
O segundo debate entre os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Joe Biden, foi cancelado. A informação, obtida de fonte anônima, foi relatada em primeira mão pelo jornal The Wall Street Journal e confirmada pela comissão responsável por organizar o evento nesta sexta-feira (9).
O debate estava marcado para a próxima quinta-feira (15), em Miami. Devido à infecção de Trump por Covid-19, a comissão decidiu que ele seria realizado de forma virtual para minimizar o risco de contágio.
Trump se recusou a participar nessas condições, argumentando que seu médico o havia liberado para viajar. Sua campanha quis prorrogar em uma semana a data dos debates seguintes, sem sucesso. Após 48 horas de discussão, as tentativas da comissão de negociar com a sua campanha foram infrutíferas.
Leia também
• Trump não participará de comícios se ainda estiver transmitindo vírus, diz porta-voz da Casa Branca
• A 26 dias da eleição, Biden alcança maior vantagem de toda a campanha sobre Trump
• Após comissão anunciar que próximo debate será virtual, Trump diz que não vai participar
Com o cancelamento, o próximo e último debate antes da eleição -marcada para 3 de novembro- ocorrerá no dia 22 de outubro, em Nashville, Texas.
O episódio é uma derrota política para Trump, que está 10 pontos percentuais atrás de Biden na média das pesquisas de intenção de voto, segundo o site FiveThirtyEight, e tampouco tem bom desempenho nos estados-chave. Com a perda de um espaço de alta visibilidade que ele poderia usar para tentar se reerguer, o presidente corre o risco de continuar onde está.
O primeiro debate entre os dois, transmitido no dia 29 de setembro, teve mais de 73 milhões de espectadores. Adjetivado como "caótico" por quase toda a imprensa, ele foi marcado por grosserias, ofensas e interrupções.