Os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU querem 'Afeganistão estável', diz Guterres
O Talibã, em busca de reconhecimento internacional, pediu permissão para discursar na Assembleia Geral da ONU
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU "querem um Afeganistão pacífico e estável, onde a ajuda humanitária possa ser entregue sem problemas", declarou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, a repórteres nesta quarta-feira (22), após reunião com ministros desses países.
Todos querem “um Afeganistão no qual os direitos das mulheres e meninas sejam respeitados, um Afeganistão que não seja santuário do terrorismo, um Afeganistão no qual tenhamos um governo inclusivo que represente diferentes setores da população”, afirmou Guterres.
Leia também
• Talibã afirma que meninas voltarão às escolas assim que possível
• Mulheres afegãs indignadas por restrições impostas pelo Talibã
• Um mês após vitória, Talibã enfrenta desafio no Afeganistão
A reunião durou pouco mais de uma hora. Nenhum dos chanceleres presentes quis comentar no início ou no final da sessão.
Questionado pela AFP antes da reunião sobre se uma posição de unidade poderia ser encontrada entre Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido sobre o Talibã, o embaixador chinês na ONU, Zhang Jun, respondeu: "A união está em todas as partes".
O Reino Unido, que sediou a reunião na câmara do Conselho de Segurança da ONU, disse que deseja encontrar "uma voz em seu diálogo com o Talibã".
O Talibã, em busca de reconhecimento internacional, pediu permissão para discursar na Assembleia Geral da ONU antes que o debate geral terminasse na noite de segunda-feira. Mas os Estados Unidos disseram que o comitê de credenciamento da ONU não se reunirá até novembro.