Os eventos que marcaram o Brasil e o mundo durante a pandemia
No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de infecção pelo coronavírus no Brasil
Quando o primeiro caso de infecção pelo vírus Sars-Cov-2 foi diagnosticado, no dia 1º de dezembro de 2019 em Wuhan, na China, o mundo acompanhava com olhos distantes, sem imaginar que a Covid-19 se espalharia pelos cinco continentes em 2020.
No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de infecção pelo coronavírus no Brasil. Desde então, vimos as ruas esvaziarem, indústria e comércio fecharem, famílias se isolarem e, sobretudo, milhares de pessoas morrerem.
Vacinas foram desenvolvidas em tempo recorde e começaram a ser aplicadas. Enquanto o vírus se alastrava mundialmente, as tensões causadas pelo racismo e pela violência policial foram acentuadas com o assassinato de George Floyd, homem negro vítima da violência policial em Minneapolis, nos Estados Unidos.
Poucos meses depois, o democrata Joe Biden superava o atual presidente Donald Trump em eleições marcadas por uma longa apuração. No Brasil, Beto Freitas, 40, foi assassinado após ser espancado em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre (RS).
Também em novembro, o estado do Amapá viveu momentos de tensão com o apagão que atingiu; 90% da população do Estado.