alimentação

Os incríveis benefícios do repolho: ajuda a aumentar o colágeno e reduzir rugas

Saiba quais são as propriedades que tornam esse vegetal benéfico para a aparência da pele

O consumo regular de repolho pode ser especialmente benéfico para pessoas que desejam manter uma pele jovem e saudávelO consumo regular de repolho pode ser especialmente benéfico para pessoas que desejam manter uma pele jovem e saudável - Foto: Freepik

Na busca constante por ingredientes que beneficiem o nosso organismo, muitas pessoas caem na situação comum de consumir medicamentos ou outros tipos de drogas que podem ser contraproducentes para o bom funcionamento do corpo. Nesse sentido, é fundamental rever as propriedades de muitos alimentos que comemos e que muitas vezes negligenciamos.

Um deles é o repolho, um vegetal que se tornou alimento básico em muitas culturas ao longo da história. Esse vegetal, muito semelhante à alface na aparência e no sabor, tem importância significativa tanto na culinária quanto na saúde humana. A sua origem remonta a milhares de anos, existindo evidências do seu cultivo no Mediterrâneo e em regiões da Ásia.

Desde então, foi incorporado às cozinhas de todo o mundo e tem sido valorizado pela sua versatilidade na hora de cozinhar. Atualmente, tem chamado a atenção pelos seus múltiplos benefícios à saúde relacionados, principalmente, com a aparência da pele.

Efeitos positivos do consumo do repolho
Esse vegetal é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para manter um sistema imunológico saudável, promover a saúde óssea e regular diversas funções do corpo. Ele apresenta boas concentrações das vitaminas C, K e B9, e dos sais minerais cálcio, potássio e magnésio.

Porém, um dos destaques do repolho é o seu impacto positivo na pele. A nutricionista colombiana Adriana Pinillos, criadora de conteúdos de alimentação e bem-estar no TikTok, garante que esse vegetal contém poderosos antioxidantes, como flavonóides e compostos fenólicos, que ajudam a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres e por fatores ambientais como o sol ou o desgaste da pele ao longo do tempo. Sendo uma excelente fonte de vitamina C e outros nutrientes essenciais, a especialista também afirma que o repolho pode ajudar a estimular a produção de colágeno, mantendo a pele firme, macia e radiante.

Além dos benefícios para a pele, o repolho também é conhecido por sua capacidade de promover a saúde digestiva. Ele é fonte de fibra, ajudando a manter a regularidade intestinal e a prevenir a prisão de ventre. Além disso, certos compostos encontrados no repolho, como os glucosinolatos, já foram relacionados à redução do risco de câncer de cólon e de outros tipos de doenças muito presentes no dia a dia.

Como introduzir o repolho na dieta?
Mas, às vezes, pode ser complexo incluir vegetais na rotina e na alimentação, ainda mais quando se trata daqueles que não costumamos consumir. Por isso, recomendamos algumas receitas nas quais você pode incluí-lo e que vão além de uma simples salada.

Sopa de repolho: Uma receita quente e nutritiva para os dias frios que combina esse ingrediente picado com vegetais de sua preferência, caldo de frango e temperos a gosto. Além disso, você pode adicionar elementos adicionais como tomate, cenoura, cebola e carne para dar mais sabor e textura.

Rolinhos de repolho recheados: Para essa receita, é necessário ferver as folhas de couve até ficarem macias e depois recheá-las com uma mistura de arroz cozido, carne moída temperada, cebola e temperos. Cubra os rolinhos com molho de tomate e leve ao forno até dourar.

Chucrute: Opção clássica que realça o sabor do repolho. Para fazer em casa, basta cortar esse vegetal em tiras finas, misturar com sal e espremer bem para liberar o suco. Em seguida, coloque o repolho em potes e deixe fermentar por alguns dias até a hora de comer.

É importante esclarecer que, antes de adicionar um novo alimento à dieta, é fundamental consultar um médico para compreender melhor quais são as suas necessidades nutricionais.

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter