Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES

Os independentistas perderam a maioria na Catalunha e os socialistas lideraram as eleições (parcial)

Partidos catalães correm contra o tempo em campanha atípicaPartidos catalães correm contra o tempo em campanha atípica - Foto: Flickr

Os partidos independentistas, que governam a Catalunha há uma década, não devem alcançar maioria no Parlamento regional, segundo os resultados parciais das eleições deste domingo (12). O partido socialista deve ser o vencedor, seis anos e meio após a tentativa de secessão em 2017.

Com 73% dos votos apurados, as três formações separatistas que até agora somavam maioria, incluindo a de Carles Puigdemont, ficariam com 59 assentos, abaixo da maioria absoluta de 68, enquanto os socialistas obtiveram 42 deputados.

O partido do líder da tentativa de secessão Puigdemont, Juntos pela Catalunha, obteve 35 cadeiras, enquanto o outro grande partido separatista, Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), do atual presidente Pere Aragonès, despencaria para 20 e os separatistas de extrema esquerda da Candidatura de Unidade Popular (CUP) ficariam com 4.

Nas eleições regionais anteriores, em fevereiro de 2021, as três formações somaram 74 assentos.

Os socialistas do presidente do governo espanhol Pedro Sánchez, liderados na Catalunha por Salvador Illa, também não alcançaram a maioria e mantiveram que buscaram alianças para governar.

Uma fórmula possível para os socialistas pode ser angariar o apoio da esquerda radical, que já faz parte do governo central, e seduzir a ERC, da qual tem apoio parlamentar em Madri, em um movimento que representaria a ruptura com quase uma década de colaboração separatista .

Embora não concorra diretamente às eleições, Sánchez também tinha muito em jogo no pleito, no qual pretendia demonstrar que a Catalunha deixou para trás seu domínio separatista.

Com oito milhões de habitantes, essa rica região do nordeste da Espanha protagonizou uma tentativa fracassada de secessão em 2017, quando Puigdemont presidia a região, desencadeando uma das piores crises políticas da Espanha contemporânea.

Veja também

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio
RIO DE JANEIRO

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país
AMÉRICA DO NORTE

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país

Newsletter