SAÚDE

Os sete sinais de gordura no fígado, doença que acomete 3 em cada dez brasileiros

Dor na parte superior do abdômen, perda de apetite e hemorragia são alguns dos sintomas da esteatose hepática, condição que atinge 25% dos brasileiros

Dor na parte superior do abdômen é um dos sinais de um fígado gorduroso Dor na parte superior do abdômen é um dos sinais de um fígado gorduroso  - Foto: Freepik

A esteatose hepática, comumente conhecida como gordura no fígado, é um distúrbio caracterizado pelo acúmulo de gordura acima do normal nas células do fígado. Em quadros avançados, esse amontoado pode causar uma inflamação, levando a quadros de hepatite gordurosa, cirrose hepática e nos casos mais graves, câncer. Especialistas apontam que 25% da população brasileira apresentam a condição.

Além disso, um estudo recente que contou com a colaboração Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) detectou que a esteatose hepática aumenta em 30% o risco do desenvolvimento de diabetes.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos quadros mais leves a doença se apresenta como assintomática. Porém, em quadros intermediários e mais avançados, nos quais ela já tomou conta do órgão, alguns sintomas tendem a aparecer.
 

Os sinais de um fígado gorduroso
Alguns sinais estão conectados diretamente com o estado de desenvolvimento da doença, por isso, é importante diferenciar. No intermediário, é normal os pacientes sentirem:

Dor na parte superior do abdômen;

Perda de apetite;

Sensação de cansaço e fraqueza frequentes;

Dor de cabeça constante.

Enquanto no avançado, em que o fígado já está inflamado e com fibrose. Os principais sintomas são:

Hemorragias;

Icterícia (pele e olhos amarelados);

Alterações do sono.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter