Logo Folha de Pernambuco

Opinião

Os súditos de Charles III comemoram nas ruas a coroação do seu novo monarca

Charles Philip Arthur George ascendeu ao trono no dia 8 de setembro de 2022, após a morte da sua mãe, a rainha Elizabeth II, tornando-se assim Charles III,  rei do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e de mais 14 Estados soberanos e independentes, o chamado Commonwealth. O rei Charles será coroado na Abadia de Westminster em Londres, no dia 6 de maio de 2023. Sua coroação, será uma cerimônia de Estado de alto valor simbólico, representativa da sua ascensão ao trono e formalmente reconhecido como líder supremo da Igreja da Inglaterra.


Após a cerimônia da coroação, inúmeras festividades acontecerão em áreas públicas, espalhando-se pelas ruas, de norte a sul do país, as chamadas “street parties”. As festas têm um significado cultural e, invariavelmente, são organizadas por residentes de uma rua ou de uma comunidade, podendo envolver o fechamento de um quarteirão inteiro ao tráfego de veículos, para que assim os súditos possam celebrar seu novo monarca. As ruas são devidamente decoradas com bandeiras, fotografias, símbolos e adereços da monarquia.  Toda família, adultos e crianças se divertem, havendo música, jogos, danças e alimentos servidos durante a comemoração.


Acredita-se que a tradição tenha começado em comemoração ao fim da Primeira Guerra Mundial em 1918. Desde então, importantes eventos históricos nacionais, como “VE Day”, O Dia da Vitória na Europa, marcando o término oficial da Segunda Guerra Mundial, coroação de monarcas, jubileus e casamentos reais, são celebrados pelo público nas festividades de rua. 


Durante o tempo que atuei como consulesa, acompanhando meu marido John Richard Doddrell, então consul-geral britânico (2010-2014), representamos o governo britânico em São Paulo e Recife. Durante este período tivemos o privilégio de organizar diversas festividades de grande importância nacional, como a comemoração do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, o casamento do príncipe William e Kate Middleton, e a comemoração do aniversário da rainha Elizabeth II,  a chamada “Queen’s Birthday Party”.  Relatei estes eventos em meus livros de memórias, Os Mais Belos Sonhos Sonhei, e na versão  inglesa, I Dreamt the Sweetest Dreams.


O aniversário da Rainha era uma das mais importantes festividades que precisávamos organizar anualmente, fazendo parte do calendário diplomático e assim considerado o “Dia Nacional do Reino Unido”. As comemorações no Brasil aconteciam sempre em junho, seguindo a tradição do Reino Unido que celebravam neste mês do ano, que por ser verão naquele país, facilitava a participação da população nas ruas. Em um dos eventos tivemos o príncipe Henry de Gales, conhecido como príncipe Harry, como nosso convidado de honra.


O casamento do príncipe William e Catherine Middleton, que aconteceu em 2011, gerou grande repercussão internacional, acompanhado ao vivo por dezenas de milhões em todo o mundo. Em São Paulo, organizamos o evento na sede do Consulado Britânico, onde foi instalado um tela gigante para o público acompanhar a cerimônia. Concomitantemente, membros da comunidade britânica em São Paulo organizaram festas nas suas residências, regadas a champanhe e canapés, as mulheres se vestiram a rigor, usando coloridos chapéus para comemorarem e erguerem um brinde ao novo casal real.


Organizamos também as celebrações do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth, comemorando assim o  60º aniversário da sua ascensão ao trono, ocorrido em 6 de fevereiro de 1952. O único monarca que celebrou seu jubileu de diamante, antes de Elizabeth, foi a rainha Vitória no ano de 1897. Cerca de 2 milhões de súditos britânicos participaram das comemorações do Jubileu.


Em Recife, a comemoração do aniversário de Elizabeth II foi realizada no esplendoroso castelo do Instituto Ricardo Brennand. O evento atraiu grande interesse da imprensa local, pois havia mais de 30 anos, que o aniversário da Rainha não era comemorado no Recife. Foi emocionante ouvir as crianças da Orquestra Criança Cidadã  tocarem os hinos nacionais brasileiro e britânico, despertando em todos os presentes um forte sentimento de patriotismo.


A cerimônia de coroação do rei Charles III será no sábado dia 6 de Maio, mas as festividades se estenderão até a segunda-feira dia 8 de Maio, decretado feriado nacional para que os seus súditos possam comemorar e celebrar o novo reinado que se inicia. Após o nosso período no Consulado, estamos de volta à Inglaterra. Desta vez, embora não tenhamos organizado as festividades de rua, fomos convidados para uma destas festas, organizada pelos nossos vizinhos e amigos da Saint George’s Road. Vamos celebrar juntos o início de um novo reinado, fazer um brinde ao novo monarca e proclamar “God save the King”.

 

*Ex-consulesa britânica, escritora, odontóloga, PhD pela Universidade de Londres
[email protected]
@dilsadoddrell

 

- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

 

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter