Logo Folha de Pernambuco

Custo de Ouro

Oscar: Yanomami entregam estatueta alternativa para debater extração ilegal de ouro; entenda

Objetivo da campanha é incentivar que artistas indicados utilizem a visibilidade e projeção midiática para combater a degradação ambiental

Yanomami - Campanha para conscientizar os artistas indicados ao Oscar 2023 sobre a crise humanitária enfrentada pelas tribosYanomami - Campanha para conscientizar os artistas indicados ao Oscar 2023 sobre a crise humanitária enfrentada pelas tribos - Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Os Yanomami organizaram uma campanha para conscientizar os artistas indicados ao Oscar 2023 sobre a crise humanitária enfrentada pelas tribos e o garimpo ilegal no Brasil. Nomeado “custo do ouro”, o projeto enviará estatuetas com formato da divindade Omama - representação do guerreiro, criador e protetor da Amazônia - para os vencedores da premiação.

A cerimônia oficial acontece somente no domingo, mas a iniciativa já começou. Um vídeo com participação de Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami, está no ar. A ação foi criada pela agência DM9.

O indígena pede que os artistas indicados usem a visibilidade e projeção na mídia para auxiliar no combate à degradação ambiental. Entre os atores impactados estão Angela Bassett, Brendan Fraser, Cate Blanchett e Colin Farrell.

Uma combinação de crise na gestão da saúde no território ianomâmi e o aumento do garimpo ilegal nas terras indígenas levou à tragédia sanitária entre os povos dessa etnia, aponta especialistas.

Oscar 2023:

A 95° edição do Oscar acontece neste domingo às 21h - horário de Brasília - no Teatro Dolby® de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. Este ano, a premiação não será exibida na TV aberta. A transmissão ao vivo será realizada pela TNT e HBO Max a partir das 20h.

Sensação da temporada de premiações, "Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo", de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, foi o recordista em indicações. O longa concorre em 11 categorias, seguido por “Nada de novo no front” e “Os Banshees de Inisherin”, com nove indicações ao todo, incluindo a de Melhor Filme.

O maior número de indicações não vem fazendo muita diferença na história recente do Oscar. Nos últimos dez anos, em apenas duas oportunidades (com "A forma da água", em 2017, e "Birdman", em 2014) o longa com maior número de nomeações conquistou o Oscar de melhor filme. Em 2022, "Ataque dos cães" recebeu 12 indicações e só levou uma estatueta para casa.

Veja também

Soldados da Ucrânia recebem ordem para resistir em território russo de Kursk até posse de Trump
Guerra

Soldados da Ucrânia recebem ordem para resistir em território russo de Kursk até posse de Trump

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial
política

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial

Newsletter