Logo Folha de Pernambuco

defesa

Otan e aliados do Indo-Pacífico condenam mobilização norte-coreana na Rússia

"Condenamos todos aqueles que estão facilitando e, portanto, prolongando, a guerra ilegal da Rússia contra a Ucrânia", aponta texto

Socorristas ucranianos inspecionando os restos de um edifício residencial após um ataque em Kharkiv, em meio à invasão russa na Ucrânia.Socorristas ucranianos inspecionando os restos de um edifício residencial após um ataque em Kharkiv, em meio à invasão russa na Ucrânia. - Foto: Distribuição / Serviço de Emergência do Estado Ucraniano / AFP

A Otan, a Austrália, a Coreia do Sul, o Japão, a Nova Zelândia e a Ucrânia condenaram “energicamente” nesta sexta-feira (8) em um comunicado a mobilização de tropas norte-coreanas em território russo.

“O profundamente da cooperação militar entre a Rússia e a Coreia do Norte tem um impacto na segurança Euro-Atlântica, com efeitos também na região do Indo-Pacífico”, diz a declaração.

O documento também aponta "as milhares de tropas de combate mobilizadas pela RPDC [República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte] representam uma perigosidade expansão de seu apoio atual à guerra ilegal de agressão da Rússia contra a Ucrânia".

Por isso, os signatários instantaneamente "a todos os países não fornecem nenhum tipo de assistência à agressão da Rússia".

“Condenamos todos aqueles que estão facilitando e, portanto, prolongando, a guerra ilegal da Rússia contra a Ucrânia”, aponta o texto.

Veja também

Elon Musk participou de chamada entre Trump e Zelensky, diz funcionário ucraniano
Musk

Elon Musk participou de chamada entre Trump e Zelensky, diz funcionário ucraniano

Ministério da Saúde inicia fusão do Hospital Federal dos Servidores
Saúde

Ministério da Saúde inicia fusão do Hospital Federal dos Servidores

Newsletter