mundo

Otan inicia exercícios de dissuasão nuclear em meio a tensões com a Rússia

Cerca de 60 aeronaves realizarão voos de treinamento sobre a Bélgica, o Reino Unido e o Mar do Norte

Secretário-geral da Otan, Jens StoltenbergSecretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg - Foto: Kenzo Tribouillard / AFP

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) iniciou seus exercícios regulares de dissuasão nuclear nesta segunda-feira (17), em um contexto de tensões com a Rússia por ameaças veladas de usar armas atômicas de Moscou para defender seu território.

A aliança militar insistiu que se trata de um "treinamento recorrente e rotineiro", que durará até 30 de outubro, e que havia sido planejado antes de Moscou invadir a Ucrânia em fevereiro, portanto, não está relacionado à situação atual.

O exercício inclui bombardeiros de longo alcance B-52. No total, cerca de 60 aeronaves realizarão voos de treinamento sobre a Bélgica, o Reino Unido e o Mar do Norte.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, rejeitou qualquer pedido de cancelamento do exercício depois que o presidente russo, Vladimir Putin, intensificou sua retórica nuclear.

"Seria um sinal muito errado se de repente cancelássemos um exercício de rotina planejado há muito tempo devido à guerra na Ucrânia", disse Stoltenberg na semana passada.

A Otan diz que não detectou nenhuma mudança na postura nuclear da Rússia, apesar da linguagem mais dura do governo russo.

Veja também

Quem é o suspeito de tentar assassinar Trump na Flórida?
Trump

Quem é o suspeito de tentar assassinar Trump na Flórida?

Suspeito de tentativa de assassinato contra Trump "não atirou", diz Serviço Secreto
Trump

Suspeito de tentativa de assassinato contra Trump "não atirou", diz Serviço Secreto

Newsletter