Ouro Preto (MG) suspende aulas de creches após surto da síndrome mão-pé-boca
A síndrome mão-pé-boca é uma virose altamente contagiosa causada pelo vírus "Coxsakie" e comum entre crianças de até 5 anos de idade
A Prefeitura de Ouro Preto (MG) suspendeu as aulas de uma creche após identificar um surto da síndrome mão-pé-boca em 22 alunos, todos com menos de 5 anos de idade. Há ainda outros 24 casos da doença notificados na cidade.
A gestão municipal reconheceu o surto nesta segunda-feira, quando a Secretaria Municipal de Saúde fez uma avaliação epidemiológica na qual foi sugerido o fechamento de todas as creches de Ouro Preto.
Leia também
• Pesquisadores alertam para risco iminente de novo surto de zika vírus
• Crise de ansiedade que atingiu alunos no Recife é cada vez mais comum
• Surto de hepatite em crianças alerta comunidade científica
A paralisação das atividades na creche é para impedir a circulação do vírus, segundo O Estado de Minas.
Nesta terça, a Prefeitura retificou a decisão e decidiu manter apenas fechadas até esta quarta-feira apenas as creches que tiveram casos positivos da doença mão-pé-boca. Na prática, essas unidades voltam a receber o público na próxima segunda-feira, após o feriado.
A síndrome mão-pé-boca é uma virose altamente contagiosa causada pelo vírus “Coxsakie” e comum entre crianças de até 5 anos de idade. A contaminação ocorre por meio do contato com secreções nasais, saliva ou líquido das feridas que a doença pode causar.