Outubro Rosa: Recife oferta 3.200 vagas de exames de mamografia gratuitas e sem agendamento
Os exames acontecem por meio do Mamógrafo Móvel, que promove a testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (IST), vacinação, auriculoterapia, dentre outras ações
O Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, começa nesta terça-feira (1°).
No Recife, a Secretaria de Saúde (Sesau) preparou uma série de ações, com a oferta de 3.200 vagas de exames de mamografia gratuitas e sem necessidade de agendamento.
Os exames acontecem por meio do Mamógrafo Móvel, que promove a testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (IST), vacinação, auriculoterapia, aferição de pressão arterial e de índice de massa corporal (IMC), orientações sobre saúde bucal e ambiental.
A ação esteve presente na abertura oficial da campanha na Capital, que aconteceu já nesta terça, na sede Prefeitura do Recife, no Centro da Cidade.
Leia também
• Em Pernambuco, ministra Macaé Evaristo assina termos de compromisso com pautas sociais
• Calendário Bolsa Família 2024: veja datas de pagamentos em outubro
• Outubro Rosa: Sport promove campanha de conscientização sobre o Câncer de Mama
Mamógrafo móvel
Para participar do Mamógrafo Móvel, basta ser mulher ou homem trans residente no Recife e apresentar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.
Durante outubro, a ação estará disponível em 40 pontos, de segunda a sábado, exceto no feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12. O objetivo é contemplar todos os oito Distritos Sanitários da cidade.
São oferecidas 80 vagas por caminhão, sendo 40 pela manhã e mais 40 pela tarde. O resultado sai em até 30 dias, e pode ser retirado na unidade que recebeu a ação – ou na mais próxima, caso o exame tenha sido feito em algum posto descentralizado.
Programação
Na abertura, nesta terça, no térreo da PCR, são ofertados serviços de auriculoterapia, que é uma técnica da medicina alternativa semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde.
A sede da prefeitura ainda recebe: testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, com resultado em 30 minutos e distribuição de preservativos masculinos e femininos; orientação de saúde bucal com distribuição de escovas de dente; orientação sobre de cuidados ambientais e distribuição de hipoclorito; aferição de pressão arterial e IMC; além de atualização de calendário de vacina para adultos.
A programação abarca, ainda, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, na Estância, Zona Oeste da Cidade.
No dia 14, a unidade realizará atividades multiprofissionais de Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Aleitamento Materno voltadas para pacientes e acompanhantes. As ações acontecerão no ambulatório e no Centro de Imagem da unidade.
No dia 16, o Hospital da Mulher do Recife também vai sediar a ação, desta vez voltada para profissionais de saúde, com uma reunião científica com a médica radiologista Ana Clara Miranda. O tema será “Rastreamento do Câncer de Mama: protocolo do Ministério da Saúde”.
Outras atividades alusivas ao Outubro Rosa preparadas pela Sesau acontecerão nas unidades de saúde da Rede Municipal, nos ambulatórios, nas maternidades e nos polos da Academia da Cidade. A programação completa será divulgada ao longo do mês.