Descoberta

Ovos de dinossauro de 66 milhões de anos são encontrados na Espanha

Os 30 ovos de Titanossauro foram encontrados em Loarre, na província de Huesca, no nordeste da Espanha

Ovo de titanossauro encontrado no nordeste da EspanhaOvo de titanossauro encontrado no nordeste da Espanha - Foto: Carmen Nuñez Lahuerta/Universidade de Aragoza

Arqueólogos desenterraram 30 ovos de dinossauro que estavam incrustados em uma rocha de 2 toneladas em Loarre, nordeste da Espanha. A escavação começou em 2020, mas a descoberta aconteceu em setembro deste ano.

Os ovos, que segundo os pesquisadores possuem aproximadamente 66 milhões de anos, têm cerca de 15 cm de diâmetro e foram encontrados em ótimo estado de conservação. A escavação durou 50 dias, e, no final, o ninho foi removido com uma escavadeira.

A equipe de paleontologistas liderada pelo grupo Aragosaurus-IUCA da Universidade de Aragoza acredita que ainda podem existir cerca de 70 ovos dentro da rocha.

Estudos preliminares mostram que os ovos são da espécie titanossauro. O herbívoro de cauda longa e pescoço que chegava a 20 metros de comprimento foi um dos maiores dinossauros que habitaram a Terra e viveu até o período Cretáceo.

A pesquisa é subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e pelo Ministério de Ciência e Inovação da Espanha. Com as descobertas ela recebeu financiamento necessários para os próximos três anos.

Veja também

Europa central se prepara para piores enchentes em décadas
inundações

Europa central se prepara para piores enchentes em décadas

Julgamento por estupros na França será "adiado" se o réu principal continuar doente
frança

Julgamento por estupros na França será "adiado" se o réu principal continuar doente

Newsletter